O nome Primeiro Movimento nasceu de uma vertente social das nossas atividades e de uma intenção permanente de produzir e divulgar conhecimento a partir de nossa experiência prática.
No início dos anos 2000, havia um grupo de psicólogas que participavam de um projeto de atendimento a mães desfavorecidas social e economicamente. Estas mulheres recorriam à Maternidade Amparo Maternal para ter seus filhos. Este projeto de caráter humanizador visava encontrar espaços institucionais possíveis de aproximação e cuidado psicológico para elas e seus familiares.
Esta experiência foi levada a seminários e congressos e isto exigia um nome para a equipe. Queríamos acentuar a importância do trabalho coletivo, da integração da nossa equipe que cuida de si mesma, para se sentir bem para cuidar de sofrimentos humanos.
A Primeiro Movimento apresentou suas reflexões a respeito desta experiência:
- no Primeiro Simpósio Nacional: A primeira infância na construção da cultura de paz, realizado pela Prefeitura do Município de São Paulo e Unicef. 2003;
- no V Encontro nacional sobre o bebê: ética, educação e saúde, organizado pela Associação Médica (Belo Horizonte, MG). 2004;
- na III Conferência Internacional de Humanização do Parto e do Nascimento organizado pelo Ministério da Saúde (Brasília, D.F.). 2010.
- no I Encontro Internacional sobre o Bebê. Organizado pela ABEBÊ. (São Paulo, SP), 2010.