Pioneirismo
O início de nosso percurso foi marcado pela participação de médicos obstetras atentos à necessidade de cuidados psicológicos no período pós-natal. Foi a sensibilidade e abertura deles que permitiu que criássemos, implantássemos e desenvolvêssemos algo até então inexistente: o atendimento psicológico domiciliar pós-natal.
Pioneirismo, para nós, é maior do que ter sido o primeiro a realizar algo, é o cultivo constante de uma atitude disponível para com o novo e para aquilo que se apresenta como uma necessidade. A Primeiro Movimento é pioneira, por estar permanentemente atenta às novas solicitações de cuidado e de bem-estar, nascidas a cada instante.
Agradecimentos:
Pelo decisivo estímulo inicial, agradecemos à Dra. Rosa Clauzet (em memória) e ao Dr. Décio Noronha. Agradecemos também ao João Augusto Pompéia.
Pelo empenho viabilizador da concretização das nossas atividades, agradecemos ao Dr. Daniel Klotzel, à Dra. M. Cecília Breim, à Dra. Priscila Noronha, à Dra. Érica Rades e à Dra. Maricy Donato.
“Ao longo desses anos pude aprender, observar e olhar para o trabalho da nossa equipe, mas principalmente das famílias em que tive e tenho o privilégio de adentrar nas suas casas e nas suas vidas. [...]
Aprendi principalmente que a o olhar sobre o outro e sobre esse núcleo, começa a partir do olhar dessa família, que o meu saber e o meu trabalho para com eles, é sempre a partir deles. ”
(Cristiane M. S. Sapiro – da equipe de São Paulo)