Assim como as instituições de educação infantil capacitam-se para cuidar de crianças pequenas, o grupo familiar também necessita de suportes para ampliar sua capacidade de acolhimento, acompanhamento e educação de suas crianças.
Essa constatação alavancou, desde 1985, várias ações de saúde, educação e cultura voltadas para o fortalecimento do solo familiar, base sobre a qual as crianças nascem, crescem, engatinham, andam, correm, saltam, caem, levantam, enfim: “se esparramam pelo chão”.
A Primeiro Movimento concentra hoje essas ações que incidem sobre o ambiente familiar, apoiando a descoberta e a experiência inicial de tornar-se pai, mãe, irmão, irmã, avô ou avó. São ações que ocorrem principalmente nos períodos pré e pós natal, e infância inicial, períodos que solicitam, em meio a intensas experiências afetivas, emocionais e corporais, um novo aprendizado. Tempo dos primeiros movimentos de um grupo familiar em formação.
“O verso do poema infantil “Batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão”, como toda produção da Literatura Oral, é uma variação do também divulgado “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão”. Quaisquer das formas expressam uma infância arraigada e livre. A Primeiro Movimento deseja que as crianças do Brasil e do mundo cresçam com a liberdade das ramas e com a força profunda das raízes.